
Foi anunciado o Delphi versão 2009. Antes de falar do mesmo vamos entender o seguinte:
O delphi existe desde 1995 (são atualmente 13 anos, bem mais jovem que o java por exemplo).
O passeio da IDE da borland é esse:
Ano 1995 - Win16. Ide delphi
Ano 1996 - Win32. Ide delphi e c++
Ano 2001 - Disponibilizado nessa versão a IDE kylix (Esperança do programador delphi no kylix)
Ano 2002 - Lançada a versão Kylix com a CLX [component library para executáveis no linux] (Que a partir daí foi descontinuada e fez muitas empresas terem imensos prejuízos), esta foi a versão 7 que tantas empresas usam até hoje, a versão da IDE do delphi 7 é leve e prática.
Ano 2003 - Lançado delphi, com suporte a programação .net, poucos perderam tempo pois viram que a ferramenta precisava (e precisa) amadurecer muito para .net.
Ano 2004 - Delphi 2005, na mesma IDE programação .net, c#, delphi e c++ builder. (essa foi uma versão de passagem, não pegou)
Ano 2005 - Delphi 2006, integração ao together.
Ano 2006 - Delphi 2007 (COMEÇARAM A ACERTAR O PASSO E DEIXAR A IDE LEVE)
Ano 2008 - Delphi 2009 (décima segunda versão, a que veremos sobre a mesma agora).
Instalei e testei, posso dizer que é extremamente leve, não encontrei bugs durante a programção. Se mostrou super leve. Porém, a embarcadero (subdivisão a codegear que é subdivisão da borland que possui o delphi) segue o padrão do avô borland, sempre lança um produto, alguns utilizam, e depois tem que fazer tantas mas tantas mudanças que
deixa de compensar somente instalar o service pack e temos que comprar a versão já com o service pack incluído para evitar problemas, então para os apressadinhos, é bom pegar a versão trial e brincar, porém comprar agora não sei se seria uma boa idéia. Outra alerta é que algumas empresas líderes de componentes para vcl como a devexpress e a grande comunidade JEDI não possuem até o momento versões para o delphi 2009, logo, se sua aplicação depende de componentes de terceiros é melhor você esperar um pouco e não tentar instalar as bpls das versões anteriores para não ter problemas, já que a linguagem sofreu modificações (não se assuste, o jeito de programar é o mesmo, nada foi trocado nem excluído da linguagem, somente tivemos inclusões. Uma das novidades é o controle ribbon (aquele controle visual do office 2007 com application button (mas não vai na ilusão, o da devexpress é MUITO MELHOR E MAIS BONITO E COM MAIS FUNCIONALIDADE QUE O NATIVO DO DELPHI), outra novidade eu já falei, é que está mais leve, o visual da IDE está mais agradável e limpa, novos componentes na vcl (visual component library), "suporte a imagens do tipo portable network graphics (png), dezenas de novas funcionalidades para os componentes já existentes e habilidade para continuar criando poderosas interfaces para aplicações desktop simultaneamente para windows xp e windows vista; novos recursos importantes de linguagem, incluindo delphi generics e métodos anônimos e o primeiro suporte comercial ide (integrated development environment) para c++0x e techinical report 1 (tr1)
Quem quiser ir conhecer o delphi 2009 o delphi tour será gratuito, as inscrições são feitas no site http://latam.codegear.com/br/delphitour/index.html . Os locais de realização são:
- rio de janeiro em 11/09;
- recife (pe) em 16/09;
- natal (rn) em 17/09;
- salvador (ba) em 18/09;
- goiânia (go) em 24/09;
fontes: www.codegear.com, www.devmedia.com, opiniões pessoais
Um grande abraço a todos, delphianos ou não, independente de raça, credo ou IDE, e até +.
Nenhum comentário:
Postar um comentário