Testes de velocidade de conexão

Para conectar no seu computador do escritório pelo seu PC de casa, caso esteja lento, acredite, os dados podem estar passeando muito mais longe do que a distância entre sua casa e trabalho, talvez indo até o país ou estado ao lado.

O rastreamento da velocidade dos serviços de internet está se tornando cada vez mais impactante, como todos querem a internet para bem mais do que mandar e receber emails e visualizar páginas HTML, algumas linhas de texto podem ter seu tempo de chegar, mas os pedido de envio de chamadas de voz ou vídeo streaming expiram se há muita demora na entrega.

Alguns sites e programas permitem que os usuários testem a velocidade de dados através de seu provedor de serviços de internet, ou ISP. Todos os provedores oferecem uma certa qualidade de conexão, embora nunca garantam a performance que vendem. Cada novo pedido de exibição de site ou download de arquivo envolve dezenas de computadores, e qualquer um deles podem ser um ELO FRACO.

A mera exibição de anúncios nas páginas gera uma extrema complicação no carregamento das mesmas, criando inúmeras ligações entre computadores para montar a página, obtendo até mesmo imagens e animações pesadas em flash sendo possível cada um ser de um servidor que englobam dezenas de outras máquinas para completar seu caminho até chegar ao seu servidor para o mesmo enviar tais informações à sua máquina.

O teste mais simples que você poderia fazer é o download de uma arquivo grande, contando os segundos e, em seguida, dividindo-se para calcular a largura de banda em megabits por segundo. Teste sua largura de banda em diversas situações e compare com a banda contratada, se o provedor não pode acelerar uma conexão lenta, um usuário pode querer fazer uma opção por outra operadora.

Muitas pessoas não confiam testar sua velocidade com ferramentas do próprio servidor, e não é mesmo para confiar, há vários serviços na internet que qualificam sua velocidade fazendo testes de downloads e uploads e estes te dão uma visão real de sua velocidade. Estes testes irão escancarar qual a qualidade da conexão entre o seu servidor e a web, e não somente entre sua rede local e o servidor como os testes dos servidores fazem. Os resultados podem variar drasticamente, claro, os servidores relacionados aos testes em locais e redes diferentes fazem a variância da velocidade, porém você estará trabalhando a velocidade da sua conexão com a internet em si, e não com o seu servidor de acesso.


Alguns sites oferecem vários grupos de testes. Toast.net, por exemplo, permite que o usuário tente baixar uma variedade de arquivos de servidores diferentes espalhados por todo o mundo, o que dá uma impressão melhor de como o desempenho pode variar. Há também testes mais sofisticados. Visualware oferece alguns testes básicos gratuitamente on-line e também vende um conjunto mais complexo de ferramentas de teste, a preços que começam em $ 30.


Um mede a variação de largura ao longo do tempo para revelar se um prestador de serviços está a abrandar ou acelerar conexões. Alguns provedores de serviço restringem o fluxo de dados depois de alguns segundos, favorecendo os usuários que navegam em páginas da Web sobre aqueles que querem baixar arquivos grandes, e acredite, isto é mais comum do que se possa imaginar.

Visualware também simula uma chamada de voz semelhante aos feitos em aplicações como o Skype ou o Vonage. Criando demandas e sabemos que totalmente diferente de uma ligação à internet, uma ligação telefônica não pode sobreviver às pausas. Entre outras coisas, o teste mede a quantidade de dados perdidos ao longo do caminho. Os poucos dados perdidos podem ser reenviados, mas perdendo muito provoca falhas na conversação.




Em Pingtest.net, PC do usuário envia uma solicitação para pequenos servidores distantes e, em seguida, calcula o tempo médio para receber uma resposta. Esta medida da latência - ou um atraso na conexão, uma vez que muitas páginas da Web são montados a partir de vários arquivos pequenos, não um grande. Pingtest oferece uma grade carta avaliando a qualidade do serviço.





Alguns usuários estão criando sites para compartilhar os resultados dos testes para que outros possam ver o desempenho geral de um prestador de serviços de Internet. DSLReports.com e BroadbandCensus.com, por exemplo, ambos oferecem testes e coletar seus resultados para a produção de relatórios para ajudar os consumidores a decidirem se os problemas são esporádicos ou parte de um padrão mais amplo.




Os prestadores de serviço têm controle direto sobre apenas o último elo para a casa, e muitas vezes eles não podem fazer muito sobre congestionamento em um cabo trans-Atlântico ou sobre um servidor lento. Qualquer diferença nos resultados de um teste local oferecido pelo ISP e um teste independente poderia indicar se o prestador de serviços ou da Internet em geral é responsável pelo atraso.





Ainda assim, prestadores de serviços têm algum controle sobre como os dados são encaminhados através da Internet em geral, um processo complicado técnica chamada de peering.





O provedor de dados tem ferramentas o bastante para impedir que a conexão de 2km entre sua casa e trabalho não se desvie para o estado ao lado antes de chegar entre um ponto e outro.






Adaptado de PETER WAYNER, "How Fast Is Your Web Connection"

Nenhum comentário:

Postar um comentário