Controle de Versões no Delphi com JEDI VCS

Integrado à IDE do delphi após a instalação do Cliente, o JEDI VCS não fica atrás de servicos como WinCVS e SourceSafe. Instale o servidor em qualquer máquina da rede, e o cliente nas demais que possuem o delphi, e ao abrir o projeto local no delphi será perguntado se deseja adicionar o projeto ao JEDI VCS, aceitando o seu projeto será copiado para dentro do servidor VCS e todos os arquivos locais ficarão como somente leitura. A partir daí, toda vez que você abrir o projeto ele estará vinculado aos arquivos do servidor.
Vamos chamar de repositório a pasta do projeto aberto no servidor.

Principais comandos:

JediVCS Check In Insere o arquivo selecionado ao repositório, finaliza um check out, e insere as observações da sua alteração para consulta posterior.
JediVCS Check Out InsereDeixa você alterar o arquivo, por configuração nenhum usuário pode dar check out no arquivo enquanto alguém já tiver o dado e não tiver terminado com o mesmo (efetuado o check in ou undo check out)
JediVCS Undo Check Out Quando der o check-out em algum arquivo e desistir da alteração, dê um Undo Check Out, o arquivo local alterado será sobrescrito pelo do repositório e outro usuário passa a poder marca-lo para alteração com o check out.

Utilizando este controlador de versão você consegue:

  1. Trabalhar em rede com outros usuários no mesmo projeto sem correr o risco de alguem estar alterando o mesmo arquivo que você.
  2. Efetuar backups dos projetos.
  3. Documentar as alterações, arquivo a arquivo, e compará-las.
  4. Cada check-in é armazenado no servidor, e você pode voltar cada um, ou seja, alterou e salvou, deu check in, alterou salvou e deu check in, deu errado, volta para o estado do primeiro check in.
O site é este: http://jedivcs.sourceforge.net/
Para download: http://sourceforge.net/projects/jedivcs/files/
Instalei como servidor o JVCSv2.43SrvFib.exe (para firebird, mas no site de download tem para vários bancos de dados, você precisa somente escolher o seu)
E o nome do cliente é JVCSv2.43ClientSetup.exe

Qualquer dúvida postem em dúvidas.

3 comentários:

  1. kra...não sei se é pq sou um novato no assunto... mas baixei o servidor no meu pc...criei um projeto...pediu pra adicionar...eu adicionei...mas abora estou na rede com meu notbook e tento acessar o servidor jedo do meu pc. e não consigo acessar o projeto pelo servidor...baixar ele pro meu notbook né...pra eu poder trabalhar por ele tambem...como faz? eu tenho de acessar os arquivos do pc pelo notbook ou tem como eu ter um projeto no meu not tambem e so fazer check out e check in do servidor...como funciona?

    ResponderExcluir
  2. É simples, vc apenas tem que dar um syncronize no projeto, desde que vc esteja conectando ao jedi normalmente, este syncronize verifica os arquivos em sua maquina e carrega o projeto para vc, só será preciso manter os mesmos paths e instalar componentes que exijam instalação!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou usando o Jedi VCS mas tenho uma dúvida como fica no caso se um desenvolvedor quer executar o programa ?

    ResponderExcluir