Kiss e Secos & Molhados

Existe a lenda de que o Kiss copiou a maquiagem de Secos e molhados, tanto que quando perguntado sobre o assunto, Ney disse:

“…o Kiss é que copiou a gente! A banda já era um estrondo no Brasil e fomos ao México. O sucesso lá foi tanto que ficamos mais uma semana. A Billboard tinha publicado uma foto nossa de página inteira e dois empresários americanos quiserem me levar para os EUA. Recusei a oferta: ”Estou começando uma história no meu país e quero dar seqüência a isso”. Não queria acabar como Carmen Miranda. Inclusive disseram que minha imagem era boa, mas que o som tinha que ser mais pesado. Eu não ia mudar nosso som por causa disso. Viemos embora. Uns seis meses depois começou o Kiss, com uma maquiagem como a nossa e um som mais pesado”.

(Ney Matogrosso, sobre o grupo Kiss)

Vamos aos dados:

Dezembro de 1972 - Primeiro show dos Secos e Molhados com maquiagem
Março de 1973 - Primeiro show do Kiss com maquiagem.
Agosto de 1973 - Lançamento do primeiro LP dos Secos e Molhados.
Fevereiro de 1974 - Lançamento do primeiro LP do Kiss.
Março de 1974 - Ney Matogrosso é contactado por dois empresários americanos no México

Ou seja, Ney foi contactado pelos americanos DEPOIS que o Kiss já estava usando o figurino, se houve plágio, foi entre dezembro de 1972 e março de 1973. Embora os fatos não digam o mesmo pode até ser verdade que ouve esta copia, porém, para quê o Kiss iria copiar uma banda na época ainda desconhecida até no Brasil enquanto podiam se inspirar em Arthur Brown, Osanna e Alice Cooper... desconfio... não acuso, mas desconfio, que o Secos e Molhados dizer que foi copiado pelo Kiss é mais uma defesa deles terem copiados os americanos.

Abaixo... as datas e as pessoas que já eram precursoras do visual:


Arthur Brown, 1968


Osanna, 1971

Com esses exemplos, pra quê um americano iria copiar alguém do Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário